miércoles, 7 de julio de 2010

A PROPÓSITO DA ANTE-ESTREIA NA CINEMATECA. POR FERNANDO MATEUS


Numa primeira leitura do trajecto deste documentário, parece estranha a dificuldade de exibição entre nós de Mulleres da Raia, bastante mais divulgado na Galiza, onde as exibições se sucederam com bastante regularidade, do que no nosso país, cuja capital apenas recentemente teve oportunidade de o ver, numa sessão que decorreu na Casa da Achada.

Para além da muito mais fácil divulgação da ficção do que do documentário, este filme nasceu e vive no limbo que é a região luso-galaica, terra natal da realizadora Diana Gonçalves. Foi precisamente a sua experiência de vida o mecanismo inspirador dum fresco vivo sobre uma região definida pela vontade das gentes do Minho e da Galiza, muito para além das fronteiras geográficas e políticas.

De facto, há um rio a estabelecer os limites, (o mesmo de Entremês Famoso sobre a Pesca no Rio Minho, de Luís Galvão Teles) mas se hoje em dia é atravessado com toda a facilidade, abertas as fronteiras e sucedendo-se as pontes ao longo do rio, no período anterior a 25 de Abril de 1974, o Minho era franqueado com toda a facilidade mercê da experiência e do engenho dos contrabandistas e dos emigrantes clandestinos, muitas vezes com a complacência dos agentes da polícia fiscal dos dois lados da fronteira.

A realizadora escolheu para tema o universo fascinante do contrabando e, mais exactamente, das contrabandistas, mulheres galegas e portuguesas que passavam a fronteira nos dois sentidos e eram designadas por “trapicheiras”, por usarem a “mandrana”, uma peça de vestuário concebida para levarem a cabo as suas missões.

A emigração a salto, sobretudo com destino a França, é referida pelas mulheres durante as conversas registadas, tornando-se claro que toleravam os clandestinos e até os ajudavam, pessoas de passagem que lhes dificultavam a vida, embora muitas delas tivessem também parentes que viviam fora do país por razões de ordem política ou pelo simples desejo de não quererem combater nas colónias.

Com frequência, a vigilância da Guarda Fiscal portuguesa ou da Guardia Civil espanhola agravava-se, com instruções dos respectivos governos, em tentativas de travar vagas de jovens, sobretudo em idade militar, que não suportavam ficar no seu país e sujeitarem-se a uma guerra que ceifou tantas vidas e que não era minimamente deles.

As histórias que o grupo de mulheres protagonistas do filme conta, constituem com frequência temas para outros filmes que poderiam ser feitos e são deixados à imaginação do espectador: Diana Gonçalves assume-se uma realizadora de cinema documental e continua a militar firmemente nas fileiras deste género, tão mal-amado em Portugal quanto respeitado na Galiza.

Em Mulleres da Raia teve o cuidado de registar os testemunhos de “trapicheiras” dos dois lados da fronteira, ouvir os seus relatos umas vezes dramáticos, outros marcados pelo humor luso-galaico, e levantou o véu das desavenças e conflitos surgidos entre os dois povos, expressos nos relatos de algumas que se sentiram alvo de tratamento discriminatório pelos agentes da guarda fiscal.

O olhar lançado sobre esta época difícil em que a sobrevivência de muitas famílias dependia duma actividade ilegal atinge por diversas vezes ao longo dos 42 minutos de duração níveis difíceis de suportar, não só para os espectadores confrontados com o sofrimento das mulheres e das suas famílias, como também para as próprias protagonistas que chegam a situações limites, quando lhes é pedida a evocação de momentos especialmente complexos.

Sem nunca ceder à tentação de explorar situações em que a emoção perturba quem está no ecrã e, como é natural, quem está na plateia, a realizadora conseguiu montar as imagens de uma forma fluida que confere ao documentário um equilíbrio que fecha a porta a qualquer risco de cansaço. Para o espectador, o filme é um épico que prende a atenção, como se duma ficção se tratasse, na espera do que irá suceder a seguir, de como terminará a aventura das “trapicheiras”, as heroínas deste retrato duma região habitada por gente moldada em granito.

A utilização na narrativa de homens ligados a este mundo, um agente da guarda fiscal e um ferroviário, acentuam de forma clara o protagonismo das mulheres, numa história sobre elas e que as toca especialmente, como tem sido possível constatar em diversos pontos onde o filme foi exibido. Sem ser um filme minimamente feminista, Mulleres da Raia é uma reflexão profunda sobre as dificuldades de sobrevivência numa época, do ponto de vista dum grupo de mulheres que as sofreram duma forma muito especial.

É um documentário luminoso e bem humorado, atravessado pelo toque malandro das minhotas e das galegas, por várias vezes exibido pelas protagonistas e aproveitado muito bem pela realizadora, sem nunca cair no caricato, construindo um filme que esconde por detrás dum aparente realismo, uma cuidadosa selecção das “trapicheiras” escolhidas e da forma de recolher os seus testemunhos.

As dificuldades que se colocaram à realizadora quando preparou o seu filme, acabaram por a moldar e ao modo como conduziu as filmagens ao espírito da região e do drama que decidiu contar. Mesmo sem vocação para fugir às dificuldades, a fazê-lo de outra forma, faria muito provavelmente um filme falhado ou, no mínimo, algo completamente diferente de Mulleres da Raia.

Diana trabalhou atrás da câmara e foi auxiliada na captação de som por Miguel Barbosa, um colega que não só logrou obter uma clareza imprescindível à correcta percepção das vozes, também se encarregou da música original, outro dos factores que completam o documentário.

Se Mulleres da Raia começa com a viagem por uma estrada fronteiriça onde se torna difícil sintonizar uma estação e as línguas portuguesa e galega se sucedem, sublinhando uma divisão real entre os dois povos que nenhuma decisão governamental ou popular poderá resolver, termina com a longa caminhada solitária de uma “trapicheira” através de uma das pontes que liga as duas regiões, num passo lento e com uma expressão que encerra todo o drama de mil histórias, de que apenas uma mão cheia foi aflorada ao longo do filme.

Para trás e quase em cima do fecho, ficara a afirmação de uma mulher sublinhando que a vida se complicou com a adesão à União Europeia, responsável pelo fim dum modo de sobrevivência que alimentava a região e as suas gentes, o que por momentos parece uma ideia insólita. Mas é a conclusão natural, a remeter-nos para o facto de que qualquer facto individual ou colectivo tem sempre diversas leituras, exigindo uma profunda reflexão.

Foi precisamente isso que Diana Gonçalves fez com o documentário Mulleres da Raia e é isso que partilha com os espectadores que o têm visto.

Escrito por Fernando Mateus.

2 comentarios:

Rafael Prata dijo...

Concordo com o seu comentário, depois de ter tido a felicidade de ver o filme ontem, na Cinemateca Portuguesa.

A estrutura do filme é muito simples: algumas mulheres raianas (que podiam ser a avó a quem a realizadora dedica o filme no final) falam da sua juventude, sem alfabetização, sem ambições, algumas «viudas de vivos» (quando na década de Sessenta os homens emigravam em massa por razões políticas e económicas) - mas com muita coragem. A coragem própria das sobreviventes, que desejo que a Diana Gonçalves seja no quadro relativamente pobre da produção nacional.

Essas falas de mulher para mulher são intermedeadas só pela máquina, porque a realizadora foi também a «directora de fotografia» - belíssima, sempre que saiu da paisagem humana para as paisagens naturais ou construídas. São documentos verídicos, já de valor histórico (para a região galega e minhota), etnográfico e linguístico. São por isso documentos a preservar, em futuro DVD, no qual gostarei de ver incluído um depoimento sobre o processo de produção e aventuras da jovem Diana, caçadora de ilusórios apoios para mostrar, mesmo de graça, o seu belo trabalho.

Há excelentes estudos publicados sobre a emigração portuguesa (lembro um dos pioneiros, António Barreto - que retomou o tema numa série para televisão) mas atrevo-me a dizer que em cerca de 40 minutos, será difícil encontrar um documentário «verista» tão poderoso e impressivo.

Documentário simples («à proporção dos meios que tinha... oferecidos pelos meus pais», dizia a Diana Gonçalves ontem) mas não simplista. Das legendas iniciais ao texto narrativo, num belíssimo e escorreito Português, tudo nos mostra que o projecto foi depurado no cadinho do amor da autora pela região em que nasceu e a cuja gente indelevelmente pertence. A narração «off» é da própria realizadora, cujo sotaque é outra das vias para penetrarmos na região.

Na pequena sessão de comentários que se seguiu à projecção, outro espectador lembrou a importância do andarilho Michel Giacometti, a quem ficamos a dever uma inestimável recolha da música popular portuguesa. A Diana Gonçalves começou pelo «microcosmos» que era a sua terra, mas como as trapicheiras heroínas da raia galega que a inspiraram, o futuro permitirá que vá encontrar memórias de outras mulheres ao longo da longa raia lusa...

Todas diferentes, e todas iguais. Mas estes retratos de mulher, simples, emotivos, verdadeiros - não podem, não devem cair no esquecimento. São Pátria ou, como devemos dizer em homenagem à Diana e às mulheres do seu filme, são Mátria portuguesa.

Rafael Prata dijo...

Concordo com o seu comentário, depois de ter tido a felicidade de ver o filme ontem, na Cinemateca Portuguesa.

A estrutura do filme é muito simples: algumas mulheres raianas (que podiam ser a avó a quem a realizadora dedica o filme no final) falam da sua juventude, sem alfabetização, sem ambições, algumas «viudas de vivos» (quando na década de Sessenta os homens emigravam em massa por razões políticas e económicas) - mas com muita coragem. A coragem própria das sobreviventes, que desejo que a Diana Gonçalves seja no quadro relativamente pobre da produção nacional.

Essas falas de mulher para mulher são intermedeadas só pela máquina, porque a realizadora foi também a «directora de fotografia» - belíssima, sempre que saiu da paisagem humana para as paisagens naturais ou construídas. São documentos verídicos, já de valor histórico (para a região galega e minhota), etnográfico e linguístico. São por isso documentos a preservar, em futuro DVD, no qual gostarei de ver incluído um depoimento sobre o processo de produção e aventuras da jovem Diana, caçadora de ilusórios apoios para mostrar, mesmo de graça, o seu belo trabalho.

Há excelentes estudos publicados sobre a emigração portuguesa (lembro um dos pioneiros, António Barreto - que retomou o tema numa série para televisão) mas atrevo-me a dizer que em cerca de 40 minutos, será difícil encontrar um documentário «verista» tão poderoso e impressivo.

Documentário simples («à proporção dos meios que tinha... oferecidos pelos meus pais», dizia a Diana Gonçalves ontem) mas não simplista. Das legendas iniciais ao texto narrativo, num belíssimo e escorreito Português, tudo nos mostra que o projecto foi depurado no cadinho do amor da autora pela região em que nasceu e a cuja gente indelevelmente pertence. A narração «off» é da própria realizadora, cujo sotaque é outra das vias para penetrarmos na região.

Na pequena sessão de comentários que se seguiu à projecção, outro espectador lembrou a importância do andarilho Michel Giacometti, a quem ficamos a dever uma inestimável recolha da música popular portuguesa. A Diana Gonçalves começou pelo «microcosmos» que era a sua terra, mas como as trapicheiras heroínas da raia galega que a inspiraram, o futuro permitirá que vá encontrar memórias de outras mulheres ao longo da longa raia lusa...

Todas diferentes, e todas iguais. Mas estes retratos de mulher, simples, emotivos, verdadeiros - não podem, não devem cair no esquecimento. São Pátria ou, como devemos dizer em homenagem à Diana e às mulheres do seu filme, são Mátria portuguesa.